Informações
Descrição
O Bumba-meu-boi é uma festa tradicional que acontece em todo o estado do Maranhão no nordeste do Brasil. Frequentemente definido como um folguedo popular, o Bumba-meu-boi extrapola o aspecto lúdico de um folguedo para fazer sentido como uma grande celebração em cujo centro gravitacional se encontra o boi, o seu ciclo vital e o universo místico-religioso no qual está inserido. Profundamente enraizado no cristianismo e, em especial, no catolicismo popular, o Bumba-meu-boi envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal, que mobilizam promessas e marcam algumas datas comemorativas da festa. Os cultos religiosos afrobrasileiros do Maranhão, como o Tambor de Mina e o Terecô, também estão presentes nessa celebração pela obrigação espirítual dos filhos de santo desses cultos com seus encantados, que requisitam um boi para se divertir. O Bumba-meu-boi do Maranhão comporta diversos estilos de brincar sem que, contudo, se tornem manifestações distintas. Cinco desses estilos recebem a denominação de sotaques da Baixada, de Matraca, de Zabumba, de Costa-de-mão e de Orquestra, nos quais estão agrupados bois que apresentam similaridades na dança, música, personagens e indumentária. No entanto, esses estilos não são os únicos, pois existem muitas variações da brincadeira, conforme as localidades onde ocorrem. Nos dias atuais, o Bumba-meu-boi é feito por grande número de pessoas, homens e mulheres de diferentes classes sociais - em geral devotos de São João, o dono da festa - e que atuam profissionalmente como estivadores, pescadores, trabalhadores rurais, funcionários públicos, operários da construção civil e estudantes, entre outras atividades. O Bumba-meu-boi é vivenciado pelos brincantes ao longo do ano. As apresentações dos grupos de Bumba-meu-boi acontecem em vários municípios do Maranhão e concentram-se durante os festejos juninos. Entretanto, os preparativos para a festa se iniciam alguns meses antes, quando começam os treinos com a apresentação, para o grupo, das toadas e das matanças (quando há); e, ainda, a preparação das indumentárias dos bumbas e, especialmente, do couro do boi. Seu ciclo festivo e de apresentações pode ser apreendido em quatro etapas: os ensaios, o batismo do boi, as apresentações e brincadas e a morte. Apesar da figura do boi ser o elemento central, a celebração reúne diversas linguagens artísticas, podendo ser entendida como um vasto “complexo cultural”. Congrega, assim, várias expressões que fornecem sua característica específica. São aspectos intrinsecamente relacionados à celebração e indissociáveis: o boi, a festa, os rituais, a devoção aos santos associados à manifestação, as toadas, as danças, as performances cômicas, os personagens, os artesanatos e demais ofícios, os instrumentos, os estilos de brincar o Bumba-meu-boi e o caráter lúdico desse bem cultural. Essa festa tão múltipla e densa tem a arte como um dos seus elementos estruturantes e por isso apresenta muitas formas de expressão, dentre as quais: as coreografias; as toadas; a batucada; os autos e matanças, denominados, ainda, como comédia, palhaçada, doidice; e os diversos personagens do Bumba-meu-boi, tais quais as figuras do cazumba, dos vaqueiros, do amo ou cantador - em algumas regiões conhecido por patrão, cabeceira, mandador e mandante -, do miolo - também chamado de arma/alma, tripa, fato/fateiro, rolador, mulher do boi, esprito/espírito do Boi -, e dos personagens indígenas, como as índias, caboclos de pena, tapuias e índios. Dentre os muitos ofícios atrelados às atividades do Bumba-meu-boi, alguns dos modos de fazer são relativos aos artesanatos: os bordados; a armação do boi, denominada de carcaça, cangalha ou capoeira; os bichos e caretas dos autos e matanças, conhecidos como bicharadas e máscaras das palhaçadas e matanças; a indumentária do Bumba-meu-boi, que recebe o nome, entre os praticantes da brincadeira, de farda; e os variados instrumentos de percussão, entre outras manifestações culturais associadas. Esta descrição corresponde à síntese do conteúdo do processo administrativo nº 01450.007272/2008-61 e anexos e apensos, no qual se encontra reunido um amplo conhecimento sobre essa Celebração, contido em documentos textuais, bibliográficos e audiovisuais. O presente Registro está de acordo com a decisão proferida na 68º reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada no dia 30 de agosto de 2011.”
Data de Registro
agosto 30, 2011
Abrangência do registro
estadual
Território já identificado
MA
Localização
Livro de Registro
Documentos
Plano de Salvaguarda do Bem Cultural Registrado - Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhao | Dossiê de Registro - Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhao | Ata de Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (Registro) - Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhao | Certidão de registro de bem cultural - Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhao | Titulação de registro de bem cultural - Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhao | Parecer Técnico de Registro - Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhao | Parecer Técnico de Registro - Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhao | Parecer do Conselho Consultivo - Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhao | Anuência para registro de bem cultural - Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhao | Pedido para registro de bem cultural - Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhao | Aviso no Diário Oficial da União - Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhao
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Data de Revalidação
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