Informações
Descrição
O Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de Baque Virado, é uma forma de expressão que congrega um conjunto musical percussivo a um cortejo real e alcança maior destaque nas saídas às ruas para desfiles e apresentações no período carnavalesco. É realizado por comunidades que estão situadas, em sua grande maioria, nos bairros periféricos da Região Metropolitana de Recife, no estado do Pernambuco. Os maracatuzeiros denominam de batuque o corpo orquestral ou o conjunto percussivo (composto por alfaias, gonguê, caixas de guerra e taróis, mineiros ou ganzás), que se define pela reunião dos batuqueiros que fazem e executam os baques de maracatu acompanhados pelas toadas sob a regência de um mestre batuqueiro. O cortejo é composto por um conjunto de figuras ou personagens que acompanham a corte real, ou seja, o séquito do rei e da rainha do Maracatu Nação. De modo geral, os personagens que adentram a passarela para o desfile de carnaval são: os batuqueiros, o caboclo aneaúm, o porta- estandarte, as damas de paço com as calungas, as damas de frente, os lanceiros, as baianas ricas, as baianas de cordão, os orixás e/ou entidades da Jurema, os escravos de balé, a corte mirim, os casais nobres, príncipes e princesas, o porta-pálio, os pajens, os soldados romanos, as vassalas, o rei e a rainha. Cada um desses personagens possui uma forma de se expressar no desfile. Dentre essas figuras do cortejo pode-se destacar: o rei e a rainha da nação de maracatu, que são os personagens centrais na composição hierárquica do cortejo; as calungas, bonecas negras confeccionadas com madeira ou pano, consideradas ícone do fundamento religioso e marco identitário dos maracatus nação; a dama do paço, personagem feminina responsável por conduzir a calunga durante o cortejo. Eles compõem a corte, representando a realeza do maracatu. À tradição do Maracatu Nação conjuga relações comunitárias, compartilha práticas, memórias e fortes vínculos com o sagrado, evidenciados por meio da relação desses grupos com os Xangôs (uma das religiões dos orixás em Pernambuco) e com a Jurema Sagrada (religião afro-ameríndia que promove o culto à ancestralidade presente na figura dos mestres, mestras, caboclos, entre outras). Os grupos de Maracatu Nação possuem, em sua estrutura, elementos que remontam às antigas coroações de reis e rainhas de congo e são compostos majoritariamente por homens e mulheres negras. Enquanto expressões culturais enraizadas nas comunidades detentoras, carregam elementos essenciais para a memória e identidade da população afrobrasileira, parte constituinte da diversidade cultural do país. O valor patrimonial do Maracatu Nação, portanto, reside na sua capacidade de comunicar temporalidades, espacialidades, identidades e elementos da cultura brasileira. Esta descrição corresponde à síntese do conteúdo do processo administrativo nº 01450.010232/2008-04, e Anexos, no qual se encontra reunido um amplo conhecimento sobre esta Forma de Expressão, contido em documentos textuais, bibliográficos, fotográficos e audiovisuais. O presente Registro está de acordo com a decisão proferida na 77º reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada no dia 03 de dezembro de 2014.”
Data de Registro
dezembro 3, 2014
Abrangência do registro
estadual
Território já identificado
PE
Localização
Livro de Registro
Instituições parceiras
FUNDARPE
Documentos
Aviso no Diário Oficial da União - Maracatu Nacao | Certidão de registro de bem cultural - Maracatu Nacao | Ata de Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (Registro) - Maracatu Nação | Titulação de registro de bem cultural - Maracatu Nacao | Parecer do Conselho Consultivo - Maracatu Nacao | Parecer Técnico de Registro - Maracatu Nacao | Parecer Técnico de Registro - Maracatu Nacao | Pedido para registro de bem cultural - Maracatu Nacao | Anuência para registro de bem cultural - Maracatu Nacao | Anuência para registro de bem cultural - Maracatu Nacao | Dossiê de Registro - Maracatu Nacao